“ As maiores
conquistas passam pelo conhecimento”
(autor
desconhecido)
Observando
os ditames de Antonio Nova, em seu texto “ Tecnologias de
Informação e Comunicação na Educação”, temos a concluir que :
Ser professor nos dias atuais, é muito mais difícil do que fora no
passado, visto que hoje o docente tem em sua sala de aula uma
diversidade de alunos que pertencem a diferentes etnias e grupos
sociais. Os quais buscam através do conhecimento resgatar sua
cultura, e suas origens, e desta feita poderem ser reconhecidos como
cidadãos de direitos, expressando seu senso crítico e sua formação
de ideias, ante as opiniões já estabelecidas pela sociedade.
Hoje
a escola abarca uma multidisciplinaridade de conhecimento, uma vez
que o professor não apenas ministra a sua disciplina especifica, mas
tem que obter uma adversidade de outros conhecimentos, objetivando
buscar a cada dia outras alternativas de acesso nas mais diferentes
fontes do saber tais como: Internet, redes sociais, dispositivos
eletrônicos e outros.
A
bem da verdade o papel do docente, vem extrapolar o conhecimento
dentro de sala de aula, para galgar outros patamares exigidos por uma
sociedade que imbuída por desejos famintos de recursos financeiros,
e objetivando garantir o sustento de seu lar, vem ao longo do tempo
abrindo mão de um de seus deveres mais importantes que é o
exercício diário do papel de educador no lar. E para tanto a
sociedade, não mede esforços em transferir esse dever para o
docente, haja vista que dentro de uma visão familiar, cabe
efetivamente ao professor em sala de aula assumir inúmeras
competências , sob o ponto de vista da ação profissional.
Além do mais, é importante salientar que o docente,
além de possuir um senso para a organização do trabalho escolar, é
um reorganizador de aprendizagem ante aos meios informáticos, em
razão de deter e compreender um determinado conhecimento, reelabora
quando da necessidade da aplicação didática no sentido da
capacidade de ensinar aos alunos.
Diante desta realidade Cabe aqui uma grande indagação:
Além de sua bagagem cultural, que o professor carrega diariamente,
Qual deve ser a prioridade inerente de sua competência profissional
em sala de aula?
Com
relação a formação continuada, a sociedade escolar unida, poderá
elaborar mecanismos e estratégias para a boa formação do aluno,
procurando trabalhar a partir das experiências de vidas do aluno, e
de maneira organizada o professor pode elaborar, planejar e executar
o seu plano educacional, de uma forma mais simples e assimilativa
para o aluno.
No que tange ao paradigma da profissão do docente
pesquisador e reflexivo, entendemos que a troca de experiências
entre professor e aluno deve existir, até porque o conhecimento
empírico do discente atrelado a reflexão do docente, deve levar a
uma compreensão perfeita e entendimento do conhecimento coletivo.
Ademais o professor depara com muitas dificuldades,
como na valorização profissional por parte da sociedade, nas
precárias condições de trabalho, na falta de uma remuneração
digna e outros. Porém, nós professores, não podemos perder as
esperanças em proporcionar ao nossos alunos a arte do conhecimento,
que em nosso ponto de vista, é a mola que impulsiona o
desenvolvimento de uma sociedade.
Professores:
Sarges e Roseli Feitosa
Nenhum comentário:
Postar um comentário