Translate

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Ativ 1.1

As maiores conquistas passam pelo conhecimento”
(autor desconhecido)

Observando os ditames de Antonio Nova, em seu texto “ Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação”, temos a concluir que : Ser professor nos dias atuais, é muito mais difícil do que fora no passado, visto que hoje o docente tem em sua sala de aula uma diversidade de alunos que pertencem a diferentes etnias e grupos sociais. Os quais buscam através do conhecimento resgatar sua cultura, e suas origens, e desta feita poderem ser reconhecidos como cidadãos de direitos, expressando seu senso crítico e sua formação de ideias, ante as opiniões já estabelecidas pela sociedade.
Hoje a escola abarca uma multidisciplinaridade de conhecimento, uma vez que o professor não apenas ministra a sua disciplina especifica, mas tem que obter uma adversidade de outros conhecimentos, objetivando buscar a cada dia outras alternativas de acesso nas mais diferentes fontes do saber tais como: Internet, redes sociais, dispositivos eletrônicos e outros.
A bem da verdade o papel do docente, vem extrapolar o conhecimento dentro de sala de aula, para galgar outros patamares exigidos por uma sociedade que imbuída por desejos famintos de recursos financeiros, e objetivando garantir o sustento de seu lar, vem ao longo do tempo abrindo mão de um de seus deveres mais importantes que é o exercício diário do papel de educador no lar. E para tanto a sociedade, não mede esforços em transferir esse dever para o docente, haja vista que dentro de uma visão familiar, cabe efetivamente ao professor em sala de aula assumir inúmeras competências , sob o ponto de vista da ação profissional.
Além do mais, é importante salientar que o docente, além de possuir um senso para a organização do trabalho escolar, é um reorganizador de aprendizagem ante aos meios informáticos, em razão de deter e compreender um determinado conhecimento, reelabora quando da necessidade da aplicação didática no sentido da capacidade de ensinar aos alunos.
Diante desta realidade Cabe aqui uma grande indagação: Além de sua bagagem cultural, que o professor carrega diariamente, Qual deve ser a prioridade inerente de sua competência profissional em sala de aula?
Com relação a formação continuada, a sociedade escolar unida, poderá elaborar mecanismos e estratégias para a boa formação do aluno, procurando trabalhar a partir das experiências de vidas do aluno, e de maneira organizada o professor pode elaborar, planejar e executar o seu plano educacional, de uma forma mais simples e assimilativa para o aluno.
No que tange ao paradigma da profissão do docente pesquisador e reflexivo, entendemos que a troca de experiências entre professor e aluno deve existir, até porque o conhecimento empírico do discente atrelado a reflexão do docente, deve levar a uma compreensão perfeita e entendimento do conhecimento coletivo.
Ademais o professor depara com muitas dificuldades, como na valorização profissional por parte da sociedade, nas precárias condições de trabalho, na falta de uma remuneração digna e outros. Porém, nós professores, não podemos perder as esperanças em proporcionar ao nossos alunos a arte do conhecimento, que em nosso ponto de vista, é a mola que impulsiona o desenvolvimento de uma sociedade.


Professores: Sarges e Roseli Feitosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário