Translate

quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Unidade 2- Conceituando hipertexto individualmente

Hipertexto

Quando falamos em hipertexto podemos lembrar em computadores e de internet, mas precisamos entender que hipertexto também pode ser expresso na literatura, através dos livros. A literatura impressa nos oferece diversos exemplos de hipertextos que permitem ao leitor uma leitura não-linear. Lemos (1996) lembra que todo texto escrito é um hipertexto no qual “o leitor se engaja num processo também hipermidiático, pois a leitura é feita de interconexões à memória do leitor, às referências do texto, aos índices e ao índex que remetem o leitor para fora da linearidade do texto”.
Hipertexto diz respeito ao nosso modo de ler e escrever. Esse termo, criado por Ted Nelson em 1965, se definia como um novo modo de se produzir um texto através de meios tecnológicos.
Os novos meios tecnológicos de manipular e lidar com a informação possibilitaram desenvolver mudanças radicais no conhecimento humano e na sua forma de lidar com ele. O hipertexto é resultado direto das novas tecnologias noque diz respeito à maneira de registrar, armazenar e circulara informação. Esses novos meios tecnológicos mudaram completamente nossos conceitos a respeito do que é ler, escrevere conhecer. A acessibilidade às informações nos dias de hoje estabelece, sem precedentes, uma nova época no conhecimento humano.
Num texto, existem vários outros textos e figuras no mesmo plano. E se observa que no texto existem links em vermelho. Ao clicar sobre eles, novas janelas textuais se abrem. Esse conhecimento que veio de diversas fontes, agrupado de forma a fazer um outro texto, é o que chamamos de hipertexto.
Para Bairon (1995), hipertexto é um conjunto de informações textuais, combinadas com imagens (animadas ou fixas) e sons, organizadas de forma a permitir uma leitura (ou navegação) não-linear, baseada em indexações e associações de idéias e conceitos, sob a forma de links. Os links agem como portas virtuais que abrem caminhos para outras informações.
Na internet, cada site é um hipertexto - clicando em certas palavras acessamos novas informações sobre o mesmo tema, e construimos, nós mesmos, uma espécie de texto.
Sendo assim, pode-se afirmar que o texto no formato hipertextual permite a concretização do que estudiosos chamaram de texto ilimitado.
O hipertexto possui o poder de quebrar as fronteiras entre as diversas áreas do conhecimento, através da interdisciplinalidade. E também podemos fazer a associação de pensamentos, o que na literatura equivale ao conceito de intertextualidade, significa que tudo o que escrevemos está cheio de referências a outros textos e a ecos da nossa tradição cultural, sendo assim, todo e qualquer texto é somatório de outros textos, o que gera uma indefinida rede de inter-relações textuais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário